Sobre

♢ O que é?

Sankalpa em sânscrito significa intenção.

Estabelecer um sankalpa é dar um passo na direção do seu propósito e desenvolver clareza e esforço constante no sentido da ação para realizá-lo. Sankalpa é o início do caminho. O corpo é nosso veículo no mundo. Por meio dele, sentimos, pensamos e agimos. A vida é movimento e todo movimento leva a um novo ciclo, seja ele conhecido ou desconhecido, na passagem de um instante para o outro, existe um pequeno espaço, uma pausa, e então o corpo se ajusta para as novas situações. Quantas vezes damos oportunidade para perceber o que acontece em nosso corpo?

A intenção deste oráculo é deixar que o seu corpo fale, fluir na escuta de dentro, no tempo de dentro. Descondicionar, investigar, questionar. É um convite para ampliar sua percepção durante seu caminho.

Quando você cria uma intenção antes da sua prática, você possibilita que aconteça um ajuste na sua bússola interna (coração), e então seu corpo pode tomar a direção necessária para seu objetivo. O único e  verdadeiro testemunho da sua prática é o seu corpo.

♡ Conteúdo Completo do oráculo 

106 cartas

Cartas Introdutórias (3 cartas)
O que é Sankalpa / Como usar / Conteúdo

Yamas (5 cartas)
Auto-restrições, o que devemos evitar.

Niyamas (5 cartas)
Observâncias, o que devemos fazer.

Asanas (66 cartas)
São as posturas, devem ser feitas respeitando o limite do seu corpo, dentro do que é possível a cada dia. Para realizá-las, tenha em mente que você deve buscar estabilidade e conforto, praticando a sua verdade e o seu contentamento.

Pranayamas (4 cartas)
Exercícios respiratórios que interferem no controle e nos movimentos de inspiração e expiração, podem ser praticados em postura de meditação.

Kriya (1 carta)
Exercícios de purificação, o trataka, além da limpeza ocular, trabalha a concentração, dhyana.

Hasta Mudra (1 carta)
Hasta (mãos) mudra (gesto, selo). O padma mudra, gesto da flor de lótus, trabalha o equilíbrio para a realização do amor incondicional.

Pancha Mahabhutas (6 carta)
5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter/espaço.

Koshas (2 cartas)
O corpo possui 5 camadas, e cada uma delas se manifesta em um dos corpos: físico, sutil ou causal. annamayakosha (alimento e nutrição) se manifesta no corpo físico e denso. pranamayakosha (prana e vitalidade) manomayakosha (mente e pensamento) e vijnanamayakosha (intelecto e sabedoria intuitiva), se manifestam no corpo sutil. por último, anandamayakosha (bem-aventurança) se manifesta no corpo causal.

Mantra (2 cartas)
É a projeção criativa do som que proporciona efeitos benéficos sobre a mente. man é mente, trang é onda ou projeção.

Saudação ao Sol e Saudação à Lua (2 cartas)

Pausa (1 carta)

Chakras (7 cartas)
Segundo os textos tântricos, o nosso corpo é constituído por canais de energia sutil, os nadis. São três os principais: ida, pingala e sushumna. Todos eles circulam pelo corpo e, no eixo central, onde está localizado sushumna, os canais se entrelaçam formando rodas, ou centros de energia vital, conhecidos como chakras.

Descrição:
As cartas são do tamanho 12×6,5cm, impressas em papel couchê 300g com laminação fosca frente e verso. O tecido é 100% algodão certificado e impresso em serigrafia.

♧ Sugestões para o uso das cartas 

Escute seu corpo: observe-se e aprofunde-se nos seus próprios símbolos, respostas e significados.

Oráculo
Primeiro estabeleça sua intenção, seu sankalpa, concentre-se nele durante alguns instantes. embaralhe as cartas, e faça uma tiragem de quantas desejar. (organize a sequência seguindo as dicas abaixo para iniciar)

Prática personalizada
Crie sua própria prática seguindo sua intuição. escolha as cartas e organize-as numa sequência.

♤ Dicas
Para facilitar a fluidez da sua prática, agrupe em sequências as posturas que são em pé, sentadas e deitadas. Comece pelas posturas que são mais fáceis para você. Deixe os pranayamas e o krya para fazer após os asanas. já as cartas de yamas, niyamas e chakras, você pode utilizar para meditar e refletir durante a prática.

✪ Leia mais sobre o processo de criação deste oráculo clicando aqui na coluna da revista Vida Simples